18 dezembro 2006

QUE MARAVILHA!

MOSTEIRO DE ALCOBAÇA NO CONCURSO 7 MARAVILHAS DE PORTUGAL

Os portugueses já podem votar nas 7 Maravilhas de Portugal: Castelo de Almourol, Fortaleza de Sagres, Mosteiro de Alcobaça, Palácio Nacional da Pena e Torre de São Vicente de Belém são apenas alguns dos monumentos que fazem parte da lista de 21 possíveis Maravilhas de Portugal, divulgada na semana passada no Centro Cultural de Belém, em Lisboa. Desta lista serão escolhidas apenas sete edificações que serão anunciadas a 7 de Julho de 2007, a par das 7 novas Maravilhas do Mundo.
Depois da ministra da Cultura, Isabel Pires Lima, ter dado o “pontapé de saída”, ficaram abertas as votações, que poderão ser efectuadas através do site
www.7maravilhas.pt, por SMS ou por telefone.
Segundo a vice-presidente do IPPAR, Andreia Galvão, “esta lista final dos 21 monumentos surge depois de terem sido colocados à apreciação 4.230 monumentos classificados, de onde saiu uma selecção de 740, depois de 77 e por fim 77 reputados especialistas desta área elegeram a lista final de 21, que está a partir de agora à votação de todos os cidadãos”.
A revelação das 7 Maravilhas de Portugal será feita em simultâneo com as novas 7 Maravilhas do Mundo, durante um espectáculo que terá lugar no Estádio da Luz, em Lisboa, e cuja produção terá um custo de 10 milhões de euros.
Segundo o presidente da Young&Rubicam, João Carlos Oliveira, “este espectáculo será uma mistura de cerimónia de abertura dos Jogos Olímpicos, entrega dos Óscares e grande concerto, já que serão convidados vários grupos musicais de renome internacional”, acrescentando que o valor dos ingressos para o espectáculo não deverão ultrapassar os 85 euros.
O evento será transmitido durante uma hora e meia em 160 canais de televisão de todo o mundo. Uma promoção, que segundo o Comissário Nacional e Presidente da Comissão de Honra para a eleição das Novas 7 Maravilhas do Mundo e de Portugal, Diogo Freitas do Amaral, “levará a imagem de Portugal mais longe”.
O mesmo responsável explicou ainda que parte do lucro efectuado com esta iniciativa reverterá para “a reconstrução do Buda Gigante no Afeganistão (no caso das 7 Maravilhas do Mundo) e para a reconstrução de um monumento português ainda por designar”.
Em conversa com o Turisver.com, o presidente da Associação Nacional de Regiões de Turismo, Miguel Sousinha, afirmou que esta é uma iniciativa importante para o Turismo português, uma vez que “um dos grandes produtos turísticos que temos em Portugal é exactamente o património edificado”. E acrescenta: “Este evento vai revelar e dar a conhecer o imenso património que temos e que vale a pena visitar Portugal, também pelo património”. “As Regiões de Turismo estão envolvidas desde o início no projecto, fomos convidados pela Young & Rubicam a estar com eles, estamos neste momento a trabalhar com eles na divulgação do próprio património e na disponibilização de alguns recursos necessários para que todas as pessoas possam votar”, sublinhou ainda Miguel Sousinha.
O Mosteiro de Santa Maria de Alcobaça foi mandado erigir em 1152 por São Bernardo de Claraval, após a doação de terrenos, por D. Afonso Henriques à ordem de Cister. Funcionou como cabeça da Congregação Autónoma de Cister em Portugal a partir de 1567. É panteão régio no qual repousam os Reis Afonso II e Afonso III, para além de D. Pedro I e D. Inês de Castro. Foi classificado pela UNESCO, em 1989, Património da Humanidade, recebendo todos os anos centenas de milhares de visitantes. A sua Zona Envolvente foi recentemente requalificada, no âmbito de um Projecto de Requalificação Urbana, da autoria de Gonçalo Byrne, que foi já premiado a nível internacional. É o maior e mais bem preservado Mosteiro cisterciense da Europa e será, certamente, uma das sete maravilhas nacionais.
Vamos dar o voto ao nossso Mosteiro!
www.7maravilhas.pt

Sem comentários: