28 novembro 2006

Centros de alcoologia vão ser integrados no IDT

Centros de alcoologia vão ser integrados no IDT
O Ministério da Saúde transferiu as competências dos três centros regionais de alcoologia para o Instituto da Droga e da Toxicodependência (IDT), informou hoje a TSF.
Na opinião do Director-Geral da Saúde, Francisco George, a medida, prevista na nova lei orgânica do Ministério da Saúde, «não é propriamente uma extinção».
«O que acontece é que os centros regionais de alcoologia do Centro, do Norte e do Sul viram as respectivas atribuições, integradas no Instituto da Droga e da Toxicodependência. Isto é, não morreram os trabalhos neste contexto, não foram extintos, continuam. Só que, agora, integrados no Instituto da Droga e da Toxicodependência. O doente não dará pela alteração, seguramente», disse o responsável à TSF.
Todavia, o director do Centro Regional de Alcoologia do Porto, Rui Moreira, considera a decisão «um erro» motivado por questões económicas.
«É um erro político integrar os centros regionais de alcoologia numa mega-estrutura como o IDT», pela ligação dos problemas ligados ao álcool à saúde mental, defendeu.
«Do nosso ponto de vista é um problema de saúde e, portanto, deve estar no âmbito da saúde geral e, particularmente, no âmbito da saúde mental», acrescenta Rui Moreira.
O responsável lamenta ainda que não tenha sido pedido aos centros e técnicos o seu «ponto de vista» ou que trabalho estão a desenvolver.
Ainda de acordo com a emissora, o presidente do IDT, João Goulão, vai entregar esta semana ao ministro da Saúde o modelo de acolhimento dos centros regionais de alcoologia.

Sem comentários: