16 novembro 2006

Receitas de Doces Conventuais

Hoje abre ao público a mostra de doces conventuais.

Para que possa experimentar em casa aí vão duas receitas de doces que são uma delícia.

Trouxas de Ovos

Ingredientes:
18 gemas
2 claras
1 kg de açúcar
3 dl de água


Confecção:

Leva-se o açúcar ao lume com 3 dl de água e deixa-se ferver até fazer ponto de fio (29º Baumé/ 103ºC).Entretanto, passam-se as gemas por um passador fino e misturam-se com as claras, apenas para ligar os dois elementos.Estando o açúcar em ponto de fio, retira-se o tacho do lume, deita-se imediatamente no meio um pouco de mistura de ovos (um cálice pequeno).Leva-se o tacho a lume forte, e com uma escumadeira retira-se a placa logo que os ovos tenham coagulado.Colaca-se a placa de ovos sobre uma peneira, a escorrer.Borrifa-se a calda com água fria, sempre que for necessário para manter a densidade do xarope, e coze-se toda a mistura de ovos do mesmo modo.Para armar as trouxas, sobrepõem-se duas placas, ficando a parte brilhante virada para baixo.Aparam-se os lados com uma faca e colocam-se as aparas sobre o meio das placas.Enrolam-se as trouxas na forma tradicional.Servem-se regadas com calda de açúcar.

Trouxas de Maçãs

Trouxas de MaçãsFelicia SampaioEditora Culinária do Roteiro Gastronómico de Portugal
Ingredientes:
6 maçãs
1 embalagem de massa folhada congelada
2 colheres de sopa de nozes picadas
2 colheres de sopa de passas
1 ovo
mel q.b.
canela em pó q.b.


Confecção:
Estenda a massa com um rolo, formando um rectângulo com 30x45 cm.Corte 6 quadrados com 15x15 cm.Descasque e corte em cubos não muito grandes as maçãs, misture as nozes, as passas, mel e canela a gosto.Ponha uma porção de recheio em cada um dos quadrados, pincele as bordas da massa com ovo, e dobre as pontas sobre o recheio, fechando como uma trouxa.Ponha as trouxas num tabuleiro ligeiramente untado com manteiga e pincele novamente com ovo.Ponha no frigorífico por 15 minutos.Leve ao forno quente (180ºC) por 30 minutos, até que as trouxas fiquem douradas.Retire do forno e sirva.


Toucinho dos Anjos

Ingredientes:
1 kg e 500 grs. de açúcar
1 kg de miolo de amêndoa pelada e ralada
12 gemas de ovos
açúcar q.b.


Confecção:
Leve o açúcar ao lume com um pouco de água até obter ponto de pasta.Retire do lume, junte a amêndoa ralada misturando bem.Bata as gemas e adicione ao preparado anterior.Bata bem com uma colher de pau.Leve novamente ao lume mexendo sempre até engrossar.Retire de lume, deite a massa obtida num tabuleiro untado com manteiga e leve ao forno quente a cozer cerca de 30 minutos + ou - (convém verificar se está cozido).Sirva inteiro, ou cortado às fatias e polvilhado com açúcar


Como vem aí o Natal faça com um Bolo dos Açores.


Bolo de Natal
Ingredientes:
500 g de farinha ;
500 g de açúcar ;
250 g de manteiga ;
6 ovos ;
3 colheres de chá de fermento em pó ;
raspa da casca de 1 limão ;
noz-moscada ;
1 cálice de aguardente ;
1 cálice de vinho do Porto ;
500 g de frutas cristalizadas (inclui obrigatoriamente cidrão) ;
125 g de nozes ;
1,5 dl de melaço ;
2 variedades de doce de fruta (2 colheres de sopa de cada: uva, figo, marmelo, morango, capucho, etc.)


Confecção:


Picam-se as frutas e polvilham-se com farinha. Bate-se a manteiga com o açúcar até se obter um creme. Juntam-se as gemas, misturam-se bem e adicionam-se os restantes ingredientes com excepção das claras, sendo a farinha peneirada com o fermento.Batem-se as claras em castelo bem firme e juntam-se ao preparado anterior. Deita-se a massa numa forma redonda bem untada com manteiga e polvilhada com farinha e leva-se a cozer em forno médio durante cerca de hora e meia. Verifica-se a cozedura com um palito, que deve sair seco.
Este bolo, que deve ser feito pelo menos com 8 dias de antecedência, serve-se no Natal sem qualquer enfeite ou apenas enfeitado com frutas cristalizadas. É usado também como bolo de noiva e de aniversário, sendo nestas circunstâncias muito enfeitado com glacée de açúcar moldada à mão e trabalhada à seringa.


http://www.gastronomias.com
http://www.gastronomias.com/confrarias/
receitas@gastronomias.com

Sem comentários: