04 novembro 2006

QUEM SOU?


Raúl Duarte


55 anos de idade, Flaviense, Engenheiro Técnico Agrário, radicou-se em Alcobaça há 34 anos, terra que o abraçou como berço, sem contudo, perder o amor das suas raízes e se assumir com transmontano convicto.
De muito novo, cultiva o interesse pela língua portuguesa e sobretudo pelo uso da palavra capaz de traduzir a abstracção e as sensações.
Começou muito jovem a escrever poesia, gosto que aprofunda com dois grandes poetas: António Correia de Barros que o apresenta a Miguel Torga (ambos médicos de profissão).
Camões, Almeida Garrett, Fernando Pessoa, Miguel Torga, José Carlos Ary dos Santos, Eugénio de Andrade, David Mourão Ferreira, Pedro Homem de Melo, José Régio, Sofia de Melo Breyner Andersen e Natália Correia são, entre muitos outros, as suas referências.
Premiado em vários concursos e jogos florais, ganhou alguns festivais como letrista e editou discos com trabalhos seus enquanto autor e compositor.
As terras de Portugal e em particular Alcobaça constituem uma fonte inesgotável de inspiração, o que o leva mesmo a fazer improvisos, quantas vezes para traduzir emoções ou em sinal de agradecimento ao público generoso que assiste aos eventos onde participa
Apresentador de espectáculos, locutor de Rádio, e convidado para alguns programas de televisão, procura através da palavra, a transmissão do seu estado de alma, retratando-se mesmo, no que escreve e diz.
Em 17 de Setembro de 2005, lança o CD Raúl Duarte Diz? com o objectivo de dar conhecimento do que escreve e de viva voz o transmitir.
Nele colabora o Professor, Maestro, Músico e Compositor, bicampeão mundial de Acordeão Aníbal Freire que é autor e orquestrador da maior parte dos temas musicais do CD.

1 comentário:

Lúcia Duarte disse...

boas, estou satisfeita por, cada vez mais, encontrarmos bloguistas interessados na cultura e na arte do nosso concelho.
isto enriquece-nos e dá-nos oportunidade de crescermos como seres humanos.
seja bem-vindo!