06 novembro 2006

VIII MOSTRA DE DOCES E LICORES CONVENTUAIS



ALCOBAÇA ? Requinte da Doçaria


Onde existiu, ou existe ainda, um convento existe a tradição de doces conventuais e a herança de licores deliciosos.

A Câmara Municipal de Alcobaça, pioneira na preservação e divulgação do riquíssimo património cultural que é a doçaria, e apostando na tradição gastronómica deixada pela presença dos Monges e Monjas Cistercienses dos Conventos de Alcobaça e Coz, organiza de 16 a 19 de Novembro a VIII Mostra Internacional de Doces e Licores Conventuais.

As delícias sedutoras, verdadeiras maravilhas, criadas através de 1001 experiências, de longa prática e dedicação, de paciência e devoção; assim como os licores que ao longo dos séculos foram rodeados de secretismo, serão durante 4 dias tentações disponíveis a todos os que visitarem o Mosteiro de Alcobaça.
Sendo Património da Humanidade, o Mosteiro constitui só por si motivo de visita e acolhe, este ano pela primeira vez, no Refeitório e na Sala dos Monges mais de 3 dezenas de participantes nacionais e internacionais, com destaque para os conventos portugueses, mosteiros de Espanha e Abadias da Bretanha e Normandia (França).

As receitas conventuais constituem uma ementa de raros sabores, sobremesas e licores que fazem sucesso até hoje.
De entre os manjares presentes podem saborear-se:
Os famosos toucinho-do-céu, barrigas de freira, ovos-moles, castanhas de ovos, pão de rala, papos de anjo, pão-de-ló de Alfeizerão?
As inovações actualmente fabricadas em conventos europeus como chocolates, marmeladas, licores, bombons, biscoitos, bolachas, patês de fruit? O licor de Ginja de Alcobaça e o licor de Singeverga (o único ainda fabricado num Mosteiro em Portugal)?

No dia 16 de Novembro decorrerá o Concurso para o Melhor Doce, onde o Júri, presidido pelo ilustre Chefe Silva, atribuirá um Primeiro Prémio de Qualidade e poderá nomear Menções Honrosas.

Realizada desde 1999, esta Mostra pretende manter Alcobaça numa dimensão internacional como pólo de defesa da autenticidade das artes culinárias.

A entrada é livre.

A inauguração será às 10h30 no dia 16 de Novembro.
O horário será das 10h30 às 23h00 nos dias 16, 17, e 18; e no dia 19 das 10h30 às 21h00.

A animação nos dias 16 e 17 será no Claustro de D. Dinis.
No dia 17, durante a tarde, será transmitido em directo de Alcobaça o Programa ?Portugal no Coração?
No sábado, dia 18, às 20h30 actuará o Coro Gregoriano de Lisboa e no Domingo pelas 16h00 será a vez do Coral Ensaio do Clube Millenium BCP mostrar o seu trabalho.

Sem comentários: