05 novembro 2006

Hernâni Santos responde

Sobre o que um anónimo disse sobre o Professor Aníbal Freire,no squeezeblog, Hernâni Santos responde


Aní­bal Freire é um Nome de muito prestí­gio, é um Homem de muito saber, um Cavalheiro no trato, um abnegado Professor e um distinto Organizador de eventos musicais, em particular no que ao acordeão diz respeito.
O seu carácter e a sua obra falam por si, não precisa que ninguém o defenda.
Não posso, no entanto, deixar passar impune aquilo que o administrador deste blog NUNCA deveria ter permitido que viesse publicado: o vómito pestilento de um tal anónimo que, se classifica a si próprio como alguém a quem falta o mínimo de formação cívica.
Numa primeira leitura e pela forma como o texto se apresenta, é-se levado a pensar que se trata de uma redacção produzida por um jovem de carácter duvidoso. Mas - e porque se pode tratar de um jovem - permito-me duvidar que o texto venha da sua cabeça e da sua vontade: mais parece uma encomenda sugerida por alguém a quem rói a inveja e que se pode acobertar por detrás de uma redacção facilmente imputável a um jovem.
Não basta ao Sr. Octávio (será que é o administrador do blog?) lamentar o teor do comentário e o cuidado da redacção. Sem que isso possa configurar qualquer tipo de censura e porque a condição existe e está explícita (All comments must be approved by the blog author), o administrador/autor do blog deveria ter interditado a sua publicação, sob pena de pactuar com a aleivosia e subscrever o seu conteúdo, ainda que venha depois dizer que lamenta.
Fraco lamento! Fracas desculpas!
Ou, como pragmaticamente se diz, as desculpas não se pedem, evitam-se.
Alcobaça tem o privilégio de contar com o Aníbal Freire para fazer o seu nome ainda mais conhecido no mundo. Alcobaça é uma cidade pequena que, pelos vistos, incomoda cidades de outra dimensão. Na certeza, porém, de que nunca necessitou da intriga, da manobra de bastidores, do vilipêndio do nome alheio para apresentar obra feita.
Ao autor anónimo recomendo:
- faça 'mea culpa',
- se tiver coragem, identifique-se
- e de seguida, retrate-se.
Ao administrador do blog, só tenho uma sugestão:
- se é, como julgo, professor, repense a sua postura na formação dos jovens a quem ensina e não permita enxovalhos ao nome de quem quer que seja, pelo menos em sítios sob a sua responsabilidade.
Para o Aníbal Freire, um abraço do tamanho do mundo.
Hernâni SantosAlcobaça
hernsantos@netvisao.pt

Sem comentários: