A 11 de Novembro de 1956, nasceu na então Vila de Alcobaça, uma Orquestra Típica que havia de se tornar num autêntico ?cartão de Visita da terra.
Fez inúmeros espectáculos pelo nosso país, esteve nos principais órgãos de Comunicação Social e andou, pela sua qualidade, de ?boca em boca? uma vez que, alguns dos grandes artistas da época, actuavam conjuntamente nos diversos saraus. Entre muitos, destaca-se o nome de Maria de Lurdes Resende célebre pelo tema ?Alcobaça?.
Iniciada, apenas com músicos, sob a regência do Maestro António Gavino, surge a público com coral em 1961, mas desta vez sob a orientação do Maestro Alves Coelho Filho.
Cessou as suas actividades em 1975 sob a Direcção do Maestro Chamusca deixando como é óbvio o sabor a saudade no seio dos Alcobacenses.
Verifica-se então em longo interregno que metaforicamente podemos simbolizar como o mergulho de uma ave. «Tal como o mergulhão se lança na água profunda e parece demorar uma eternidade para voltar à superfície».
Em 16 de Março de 2002, depois de descerrada uma placa evocativa da fundação da Orquestra, no âmbito das actividades da A. O. Juvenil, surge a ideia de a reactivar. Tal vem a acontecer pouco tempo depois, começando os ensaios regulares.
É constituída legalmente como associação e, sob a direcção técnica e musical do Professor Aníbal Freire apresenta-se a público a 3 de Maio de 2003 no MercoAlcobaça para uma assistência superior a um milhar e algumas centenas de pessoas.
Foi o fermento para continuar. Aníbal Freire moderniza-a com novas sonoridades e temas, cativa a juventude e num espaço de 3 anos consegue levar ao público um vasto e agradável repertório.
Neste lapso de tempo, realizam-se dezenas de concertos de norte a sul do país e tem lugar a primeira internacionalização em La-Croix-Valmer, sul de França, a convite da ?Associação Portuguesa du Golfe Esperança?, em Maio de 2004.
No início de 2005 começaram as gravações do primeiro CD da Orquestra Típica e Coral de Alcobaça (OTCA) que veio a ser lançado em Maio deste mesmo ano no Cine-Teatro de Alcobaça.
Actualmente tem mais de meia centena de elementos que, com a ajuda do Professor Aníbal Freire, e de todos os órgãos socais, a tornaram numa referência cultural da cidade de Alcobaça e do País.
A OTCA dispõe de algumas secções - teatro, fados, poesia, turismo etc. e, possui um site na Internet. www.otca.web.pt
A finalizar, é com TRADIÇÃO, ORGULHO e RAÇA que se fala da Orquestra Típica e Coral de Alcobaça.
07 novembro 2006
ORQUESTRA TÍPICA E CORAL DE ALCOBAÇA
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário